top of page
  • Foto do escritorSérie Pense Digital

Interações e Crimes: as fraudes e as soluções milagrosas

Atualizado: 24 de jun. de 2022

Quanto maior o alcance, maior o público e mais abrangente a eficácia da fraude.





A fraude por conceito é: prática ilícita de falsificação geral com o "dolo" da enganação para o benefício próprio ou de terceiros. O crime de estelionato, de acordo com a código penal brasieiro, é a obtenção de vantagem ilícita causando prejuízo a outra pessoa por uso de meio de ardil, ou artimanha para enganar alguém ou a leva-lo a erro. Ambos se sincronizam. A fraude é o objeto do crime de estelionato.


A infecção de um sistema por vírus, o sequestro de uma conta social, o roubo financeiro em terminais bancários, iniciam-se por uma fraude, podendo ser lógica, de comportamento ou física. O ser humano é consumido e lesado por fraudes o tempo todo. Precisamos entender vítimas e criminosos.


Os golpes através do meio virtual ou informático propriamente dito difere-se no alcance do público, a vantagem do direcionamento do anúncio de uma fraude. O público é abordado com mais assertividade devido ao estudo de comportamento e de preferências em rede obtidos através de leitura algorítmica de seus dados de uso.


Neste artigo vou abordar fraudes no ambiente de rede e no uso de tecnologias como, a venda de negócios ou soluções de vida milagrosas no tocante em sua rapidez e resultado, golpes do amor, emprego e de tráfico humano. Isso nunca existiu e se houver chance de ser, não se sustenta e é lesiva à terceiros. Abordo também o perfil psicológico, criminal, social dos delituosos e de vítimas.


Marcas e empresas de alimentos, de segurança, de transporte, de saúde e bem estar, do varejo, levam no mínimo dez anos para se solidificarem mediante muito empenho. Assim, entendemos que a ignorância e cenário de necessidade financeira são as maiores vulnerabilidades de vítimas desta natureza de crime.


Os crimes envolvendo "fraudes" têm como objetivo básico: o sexo, o dinheiro, e ou, o poder. Pela internet temos a financeira e a sexual como reinantes. A sexual feita através de aplicativos e a financeira através de golpes "puramente (propriamente) informáticos" e também com o oferecimento de "soluções de negócio" de médio e longo prazo sendo oferecidas a um curto prazo e preço inacreditáveis." Os dois são otimizados pelo alcance da rede.



Triângulo da Fraude Essa identificação, desenvolvida pelo americano e criminalista criminalista americano Donald Cressey, é composta por três elementos abaixo:


Racionalização - Motivo que leva ao acometimento das fraudes/golpes, onde o indivíduo questiona sobre vantagens e desvantagens da prática de fraude.


Motivação - Incentivo ou a pressões, como a sexual, o poder e a financeira. no caso da motivação, há variações de acordo de acordo com cada indivíduo.


Oportunidade - permitida pela vítima em sua maioria atrelada ao cenário ou ambiente externo.


Um bom exemplo de motivação ou pressão é a da doença de vício em jogo, seja ele qual for, tem como o "jogo patológico" em sua configuração que com momentos da vitória, da perda e do desespero. Uma doença com no mínimo cinco condições das quais uma está ligada ao estelionatário para que o indivíduo possa financiar o jogo, através de ilícitos como a falsificação, a fraude, o furto ou o estelionato propriamente dito.


Sobre a racionalização e a oportunidade temos uma oportunidade para o estelionatário nato, o psicopata, o condutopata: sem empatia, sem remorso e pensando unicamente no seu ganho pessoal, e em si próprio.


No Mapa Conceitual de Fraude, de acordo com a "teoria e empirismo" da Criminologia, mostra que nem todos os seres humanos são motivados e sim concedidos mediante chantagem, pressão e dentre outros, ao crime de fraude.


O perfil do fraudador (estelionatário)

O Estelionatário vive de golpes. Os elementos deste indivíduo são, geralmente, o egoísmo, o não arrependimento, a imoralidade, a falta de empatia e em alguns casos, a perversidade. Estamos falando do psicopata, o'condutopata' num grau mais leve do que o que usa de violência.


Essa condição, que para alguns especialistas é uma deformidade de caráter, é nata, ou seja, é parte de sua configuração, e sendo assim, incorrigível. Esta pessoa é sim putável no âmbito jurídico, porém com penalidades brandas. A "Tríade Sombria” da psicopatia resume-se na ausência de amor, ausência de empatia e na ausência de culpa. O narcisismo é obrigatório num perfil psicopata.


O Triângulo da fraude percorre pelo estelionatário sem pudor, pois de acordo com os seus métodos de enganação e falta de empatia o leva à prática com eficácia a cada dia mais aprimorada. Mas nem todos que participam de estelionato são estelionatários, como acontece dentro de igrejas, cursinhos e ou produtos e métodos "milagrosos" na internet, e sim o que manipula e organiza.


É com este "perfil" de pessoa que estamos falando, logo a distância e corte de contato é o mínimo a se esperar de vítimas ou quase vítimas, independente da prática de fraude, golpe praticada. Confrontá-lo jamais será devido a sua forma excelente de não reconhecer nada do que faz que cause dano e essencialmente.

As Fraudes e o PNL A Programação Neurolinguística é uma metodologia que usa a linguagem de uma forma eficaz para fazer uma espécie de reprogramação em toda a nossa mente e imagino ter sido criada para benefícios de todos e não como forma de enganação em alguns casos. Técnicas utilizadas desde PNL, como a da ancoragem (associações positivas a partir de gatilhos); a do reforço positivo (incentivo e recompensa); a da ressignificação () e a do espelho - ; dão vazão aos golpes mais comuns pelo meio da rede mundial de computadores. Imagina isso na mão de um psicopata, fraudador, estelionatário?



Um bom exemplo de fraudes e enganação Perfis em plataformas sociais e digitais para o acometimento de golpes no meio digital. Na ilusão de conseguir algum benefício, vítimas de golpes pela internet tem a sua conta de rede social sequestrada através da método do "phishing" e dentre outros acessos não autorizados porém facilitados apenas por um clique. Eles apenas constroem uma máscara ou fachada mais convincente para manipular as pessoas ainda melhor da próxima vez. Modus Operandi

Soluções milagrosas de negócio e de ganhos - Enganar uma pessoa através de fraudes, seja elas de qual natureza forem, é antigo e não vai parar pelo motivo da vulnerabilidade. O que se precisa é uma pena dura para este tipo de delito.


Esses ocorrem, por exemplo, dentro de templos religiosos, em casas de jogos de "azar", negócios de pirâmides (negócios formais ou bitcoin) e agora, devido ao impulsionamento na internet, os chamados "milagrosos" ganhos com métodos ou negócios que lesam até pessoas mais intelectualizadas em seu momento vulnerável ou com ambição desmedida.


O desconhecimento em finanças, momentos vulneráveis, o efeito manada e fraqueza de caráter a ponto de imaginar novidades absurdas, levam vítimas a serem vítimas. Esse universo é recheado de fatores favoráveis aos criminosos, mas é fato de que a vítima sempre participa como facilitador e por isso em alguns casos, a "fraude" não tem a punibilidade que deveria, no caso no Brasil.


Empregos fora do país (tráfico de pessoas e prostituição) - A abordagem vem após um anúncio de oportunidade de emprego fora do país com ganhos altíssimos e junto do pacote o agente auxiliar com ajuda de custo até o caminho e chegada ao páis de destino. A fraude é sobre o ganho e o emprego, que na verdade são zero ganhos e emprego na forma de prostituição.


Nesse momento, a realidade muda completamente, e temos mulheres e homens traficados como objeto nos ramos de protituição e sendo reféns numa jurisdição internacional.


A novela da Rede Globo de Televisão "Caminho das Índias", mostrou essa realidade prestando um serviço essencial para a sociedade.



Aplicativos de encontros - Psicopatas ou estelionatários do amor, "ama" falar de si mesmo e após entenderem quem são as suas vítimas, constroem um personagem de "fechada" do que você busca. Sabem muito bem ler os seus gestos corporais, gestuais, de voz e no conteúdo que você escreve. cuidado às informações que você emite.


Uma forma de fazê-lo cair em contradição é deixá-lo tão seguro ao ponto de falar muito de si após tantos elogios seus. Eles sempre erram. É só prestar muita atenção.


Outra coisa importante: psicopatas são muito, muito "pacientes", pois neste ambiente de aplicativo, ele acaba uma conversa com você e vai para as no mínimo 15 outras que ele mantém presa ao seu charme.


Uma boa orientação é sobre o ponto fraco de um psicopata que é o seu ego, a sua vaidade. Se mexer ali, não verá mágoa e nem tristeza, exceto sob fingimento. O movimento proveniente dali seria motivado por ódio e raiva, e seria um bom teste neste ambiente virtual. Mas o melhor conselho é distância, distância e distância.


Anúncios de contratações profissionais de alta remuneração - Vagas anunciadas em plataformas de recrutamento de seleção, na forma PJ de contratação, que em sua maioria, exibe benefícios como alta remuneração e viagens como prêmio, agendam reuniões e lives com vários profissionais, exibem gráficos de ganhos confusos propositalmente de médio e longo prazo, no qual o remuneração é proporcional ao ganho e no fundo o possível contratado sai lesado.


A melhor forma de identificar esse golpe é identificar esta configuração acima e principalmente, jamais realizar cadastro mediante envio de "links" pelo whatsapp ou de formulários com domínio fora do suposto domínio da empresa. empresas idôneas tem o seu próprio link de recrutamento.


Há 20 anos atrás explodiram os anúncios pelo meio televisivo (a TV) com fórmulas de emagrecimento ou aparelhos ou roupas que "definiam" o corpo ou rosto.A forma é a mesma, a dor atingida é a mesma e "os resultado" sempre os mesmos: vítima lesada e criminosos com lucro. A diferença é que o alcance é menor porque pela televisão e rádio não é segmentada tão bem quanto hoje pela internet.





Estelionatários e a explicação da Criminologia A criminologia se define uma ciência empírica, multi e interdisciplinar, que estuda através de métodos empíricos, o crime, o criminoso, a vítima e as causas de crimes e tem como funções o apoio no controle social, soluções quanto às ações criminosas e delituosas em sua prevenção, ressocialização do delinquente e a devolução para a vítima da resposta quanto ao seu direito de ser ressarcida pelo dano.


Na Teoria do Delinquente Habitual, utilizado na da criminologia e definido por Henri Ferri, explica o estelionatário e o crime de estelionato, no qual o indivíduo faz do crime a sua profissão, podendo ser esse fator congênito (sangue e de violência ) ou habituais (contra a propriedade).


A Criminologia estudo o crime em sua totalidade, logo podemos concluir que o cenário propício e facilitador da internet no tocante ao alcance de público torna o estelionato e algumas fraudes mais ainda eficazes e faz da conscientização e da punição algo essencial para a vitimização até nível 3 não seja concluído, um local de crime continuado e de danos extensivos.


O controle social permitido também pelo estudo e atuação da criminologia, nesse sentido, falha pela punibilidade de fraudes e estelionato no Brasil não ser tão alta. Esse momento pede uma qualificação sendo pelo meio digital e em rede.





3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page